Limpeza de pele caseira - Quais os tipos, e como fazer:

Limpeza de pele caseira - Quais os tipos, e como fazer:

O rosto é uma espécie de “cartão de visitas”, a primeira coisa que as pessoas costumam notar quando nos olham. Com o tempo, o corpo perde a capacidade de produzir colágeno, causando o envelhecimento da pele. Além disso, o estresse, o cotidiano tão corrido e a falta de cuidados podem prejudicar ainda mais a pele.

É importante ter alguns cuidados para ter uma pele bonita e saudável, como fazer limpeza de pele, esfoliações, utilizar protetor solar, beber bastante água, cuidar da alimentação, evitar cigarros e bebidas alcoólicas, e ter um estilo de vida mais tranquilo.

Embora as pessoas geralmente tenham pouco tempo disponível para cuidar da aparência, é de suma importância arranjar um tempo livre para fazer a limpeza de pele. O recomendado é que ela seja feita uma vez a cada mês.

A limpeza de pele tem como objetivos “desintoxicar” a cútis, removendo as células mortas, o excesso de oleosidade e cravos, evitando o surgimento de acne e demais impurezas.

Realizar esse procedimento em uma estética especializada como a FacePeel, com profissionais adequados, pode trazer vários benefícios, como prevenir o envelhecimento, hidratar e nutrir a pele. A limpeza de pele também pode ser feita em casa, utilizando produtos naturais, como frutas, ovos, açúcar e argila, por exemplo.

Como fazer limpeza de pele em casa: receitas caseiras para limpeza de pele

Veja abaixo algumas receitas que podem ser bastante proveitosas quando se trata dos cuidados com a pele, e que podem ser feitas em casa, utilizando poucos recursos.

Limpeza de pele caseira para cravos e espinhas

Uma das coisas que mais nos incomodam durante a adolescência, é o aparecimento das indesejáveis espinhas. Mas elas também podem surgir na idade adulta, devido a desequilíbrios hormonais, estresse, alterações metabólicas ou problemas na alimentação.

O comedão, também conhecido como “cravo”, resulta de uma obstrução de um folículo piloso da pele, e quando inflama, forma a acne. A limpeza de pele pode reduzir o aparecimento desses problemas que prejudicam a autoestima e podem deixar cicatrizes no rosto.

A limpeza caseira de fubá é simples e muito prática de fazer:

  • Lave bem o rosto com sabonete neutro;
  • Misture duas colheres de sopa de fubá, oito gotas de sabonete líquido e água morna em um recipiente, até formar uma pasta;
  • Aplique a máscara com movimentos circulares, sem fazer força.
  • Deixe agir por cinco minutos e lave com água fria.

Limpeza de pele caseira para pele oleosa

A pele oleosa normalmente é caracterizada pelo brilho excessivo no rosto, devido ao excesso de sebo produzido. Esse tipo de pele tende a desenvolver acne com maior facilidade. É importante sempre esfoliar a pele com produtos adequados, pois isso ajuda a controlar a oleosidade. Além disso, quem tem a pele oleosa deve evitar lavar o rosto com água quente e usar hidratante excessivamente.

A máscara facial para pele oleosa feita com argila verde, camomila e aveia, pode ajudar a controlar a oleosidade. Misture 1 colher de aveia, 3 colheres de chá de camomila frio e 1 colher de argila verde, até formar uma pasta. Aplique no rosto e massageie de leve com os dedos, retirando quando estiver completamente seca. Mas atenção: essa máscara não é reaproveitável. Depois que você aplicar, descarte o restante do produto.

Limpeza de pele caseira para tirar manchas do rosto

As manchas no rosto podem ser causadas por diferentes fatores. Os principais deles são: medicações (principalmente anticoncepcionais), doenças, gravidez, desequilíbrio hormonal, exposição ao sol e acne. Existem alguns tipos de máscaras para quem sofre com as manchas na pele, uma delas é a limpeza com clara de ovo e leite de magnésia:

  • Em um pote de plástico, misture uma colher de leite de magnésia e uma clara de ovo;
  • Lave o rosto com sabonete neutro, aplique a máscara e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave o rosto com água fria até retirar a máscara completamente.

Uma boa receita para clarear manchas é colocar um pouco de gel de babosa e leite em uma vasilha e misturar bem, aplicando durante a manhã e à noite, deixando agir por alguns minutos.

Limpeza de pele com gelatina incolor e leite

A limpeza de pele com gelatina é simples, rápida e barata, e é indicada principalmente para quem deseja ficar livre dos cravos, já que ela facilita a retirada dos mesmos. Para fazer essa limpeza, os ingredientes necessários são:

  • Um pote de plástico limpo para misturar os ingredientes;
  • Uma colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor;
  • Uma colher de sopa de leite.

Lave bem o rosto com água fria e sabonete neutro para retirar as impurezas. Misture os ingredientes e aplique a máscara no rosto, massageando com movimentos circulares.

Deixe agir por 30 minutos e enxágue em seguida. Como essa máscara forma um aspecto de “plástico”, é importante ter cuidado ao removê-la, para não machucar a pele.

Limpeza de pele com mel

O mel possui vários benefícios para a saúde. Ele é considerado antisséptico, antioxidante, antirreumático e calmante. Além disso, esse alimento contém vitaminas e sais minerais. O que muitas pessoas não sabem, é que o mel também é um poderoso aliado da beleza. Ele tem a propriedade de hidratar e acalmar a pele, eliminando toxinas e servindo como esfoliante natural, que proporciona mais vigor à cútis. A máscara feita com mel e amido de milho é um exemplo de que a cuidar da pele em casa pode ser bastante vantajoso.

Veja abaixo a receita:

  • Misture uma colher de amido de milho, uma colher de mel e água, até formar um creme;
  • Aplique no rosto previamente limpo e espere agir por 15 minutos.
  • Enxágue o rosto com água fria e corrente;
  • Para um melhor resultado, não se esqueça de aplicar o filtro solar após o procedimento.
  • A esfoliação feita com mel e açúcar também é uma excelente receita para quem gosta de ter a pele sempre linda. Misture uma colher de mel e uma colher de açúcar em um recipiente. Espalhe a mistura no rosto úmido fazendo movimentos circulares com os dedos, e enxágue em seguida. Essa esfoliação limpa e hidrata a pele, deixando-a com aspecto mais saudável.

Limpeza de pele com café

A máscara para o rosto feita com café é ideal para quem deseja reduzir as olheiras e as manchas na pele. Além disso, elimina as impurezas e células mortas da cútis;
Para isso, basta misturar bem o pó de café usado e sem açúcar com um sabonete líquido em uma vasilha, até ficar com uma consistência de creme. Aplique a mistura no rosto fazendo movimentos circulares leves. Enxágue o rosto com água fria.

Limpeza de pele caseira com fubá

A esfoliação tem o poder de deixar a pele lisa, limpa e com aspecto saudável, eliminando as impurezas e as células mortas, renovando a cútis. O fubá ajuda a eliminar as impurezas e é cicatrizante, e aliado ao mel, pode proporcionar um resultado ainda melhor. Veja abaixo a poderosa receita de máscara facial de fubá com mel:

  • Você precisará de: 1 colher de sopa de mel e 1 fio de mel;
  • Em uma vasilha pequena, junte o mel com o fubá até formar uma pasta cremosa;
  • Aplique a máscara no rosto, fazendo movimentos circulares.
  • Deixe o produto agir por 15 minutos;
  • Lave o rosto com água fria e corrente;
  • Finalize aplicando o protetor solar adequado para o seu tipo de pele.
  • Atenção! Essa máscara não deve ser utilizada para quem está com problemas de acne. Pessoas com a pele acneica devem procurar a ajuda de um dermatologista antes de iniciar qualquer procedimento caseiro.

Limpeza de pele com ovo

A clara de ovo tem o poder de deixar a pele mais iluminada e rejuvenescida, com um aspecto mais “esticado” e com vigor. Uma das receitas de limpeza com ovo é bater a clara até ficar no ponto de clara em neves e juntar o amido de milho.

Após isso, misturar os dois ingredientes até resultar em uma mistura pastosa e homogênea. Aplique o produto no rosto e deixe agir por 15 minutos, enxaguando em seguida. Se preferir uma receita mais simples ainda, basta apenas aplicar a clara de ovo com um pincel no rosto e deixar agir de cinco a dez minutos.

Limpeza de pele com babosa

O gel extraído da babosa é um importante aliado da beleza. Tanto que existem muitos cosméticos para a pele e para o cabelo, que possui esse componente.

Ele tem o poder de clarear a pele, regenerar os tecidos e deixar o rosto mais macio. O esfoliante de açúcar e babosa é uma boa opção para quem deseja fazer limpeza de pele em casa.

A receita é simples:

  • Lave o rosto com água fria;
  • Em uma tigela, misture gel de babosa com açúcar, até formar um creme;
  • Aplique no rosto massageando levemente;
  • Deixe agir por alguns minutos e remova o produto com água.

Limpeza de pele com argila

A argila é um dos melhores produtos para a pele. Existem vários tipos disponíveis no mercado, e os principais são a argila verde e a argila branca.

A argila é um produto de origem mineral que traz muitos benefícios para a pele, tanto é que muitos cosméticos possuem esse componente.

A limpeza de pele com argila é uma excelente opção para quem quer cuidar da pele em casa, sem gastar muito. A argila tem o poder de remover toxinas, reconstruir os tecidos, desintoxicar a pele, eliminar a oleosidade e causar mais suavidade, e utilizada também para clarear manchas.

Para fazer a limpeza de pele caseira para o rosto com argila, você deve seguir os seguintes passos:

  • Escolha o tipo de argila adequado para a sua pele;
  • Lave o rosto com sabonete neutro, removendo todos os resíduos de maquiagem ou outros cosméticos;
  • Misture a argila com um pouco de água em um pote de plástico limpo e aplique no rosto com um pincel limpo, tomando cuidado para que a mistura não entre em contato com os olhos e lábios;
  • Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto com água fria em abundância.

Limpeza de pele com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é útil para várias coisas, inclusive para a limpeza de alguns utensílios, remoção de manchas em roupas, e é utilizado também como antiácido. O que muitas pessoas não sabem, é que ele é um poderoso produto que ajuda a manter a pele mais saudável. Isso por que o bicarbonato pode ser utilizado como esfoliante, quando misturado a outros componentes, como hidratantes e mel.

A esfoliação com bicarbonato renova a pele, elimina as células mortas, promove uma sensação refrescante e permite que a pele “respire” melhor.

  • Misture 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio com 1 colher (copa) de mel, até formar uma pasta.
  • Aplique no rosto, massageando com os dedos, deixe agir por cinco minutos.
  • Em seguida, enxágue o rosto com água em abundância.

FacePeel Estética Facial – Lajeado/RS

Como podemos perceber, cuidar da pele é fundamental para a aparência e, a saúde e a autoestima. Para isso, a ajuda de tratamentos profissionais é sempre bem vinda, e além disso, necessária.

A FacePeel Estética Facial oferece limpeza de pele profunda feita por profissionais. A limpeza de pele profissional remove as impurezas, as células mortas, os cravos e trata as espinhas, deixando a pele macia, com aspecto jovial e saudável. O tratamento é indicado para todos os tipos pele: oleosa, normal, mista e seca.

Além de fazer limpeza de pele regularmente, nunca se esqueça da aplicação do protetor solar, que ajuda a combater o câncer de pele, evita a insolação, manchas, o envelhecimento precoce, rugas e queimaduras causadas pelo sol.

É importante cuidar também da alimentação, evitando alimentos gordurosos, como frituras; utilizar cremes adequados ao seu tipo de pele; utilizar esfoliantes; nunca espremer espinhas, para evitar as cicatrizes; e procurar um dermatologista sempre que houver problemas relacionados à pele.