Os benefícios do Microagulhamento

Os benefícios do Microagulhamento

Conheça a técnica de microagulhamento e quais os seus benefícios

O nosso organismo perde a capacidade de produção de colágeno ao longo dos anos, o que provoca maior flacidez, rugas e linhas de expressão. Várias são as técnicas que têm sido utilizadas pelos esteticistas e dermatologistas, atualmente, para melhorar a pele, dando firmeza, sustentação e deixando-a com o aspecto mais jovial (o que é o sonho de qualquer um).

As pessoas estão cada dia mais preocupadas com a aparência da pele, e não é por menos, já que a autoestima é fundamental para nos sentirmos bem com nós mesmos.

O microagulhamento é uma das melhores técnicas quando o assunto é de benefício para a pele. Se trata de um tratamento estético que tem como principal objetivo a indução de colágeno através de uma estimulação feita com microagulhas, que penetram na pele favorecendo a produção de fibras de colágeno. O microagulhamento melhora a aparência do rosto em vários aspectos, já que ameniza manchas, deixa a pele renovada, reduz rugas, linhas de expressão, estrias, e, principalmente, ameniza as tão incômodas cicatrizes de acne.

Além do rosto, a técnica pode ser utilizada em outras partes do corpo, inclusive no pescoço e no couro cabeludo.

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento é realizado com o auxílio de um equipamento denominado dermaroller, uma espécie de rolo que possui uma média de 200 agulhas muito finas que causam micro perfurações na pele. Essas pequenas perfurações são as responsáveis pelo processo inflamatório no local, que estimula os fibroblastos (células que produzem colágeno).

É feita uma limpeza no local da aplicação (geralmente no rosto), e aplica-se um anestésico, para que o procedimento não cause dor. Após a limpeza, o profissional responsável faz  a rolagem do  dermaroller, e as agulhas penetrarão na epiderme e na derme, induzindo a produção natural de colágeno. A rolagem é feita com movimentos de “vai e vem” na área selecionada.

É natural que o tratamento gere alguma dor, sangramento e desconforto, mas isso acaba depois de alguns minutos. Desde a primeira sessão é possível observar ótimos resultados na aparência, principalmente em pessoas que possuem cicatrizes de acne.

Microagulhamento no cabelo

Muitas pessoas sofrem com problemas relacionados ao couro cabeludo, e isso de deve a vários fatores. O microagulhamento capilar pode ser um excelente aliado para o tratamento de queda de cabelo e calvície. O dermaroller é passado no couro cabeludo, causando micro perfurações e melhorando a circulação sanguínea. Da mesma forma que na pele, o microagulhamento no couro cabeludo causa um estímulo inflamatório penetrando medicamentos no folículo piloso.

Assim, estimula o crescimento de novos fios de cabelo. O tratamento pode ser feito em homens e mulheres, e é bem menos doloroso do que um implante capilar, por exemplo.

Estudo de caso de microagulhamento capilar

Aqui mesmo no blog da Facepeel, publiquei um estudo de caso onde demonstro a técnica de microagulhamento capilar num paciente masculino, 45 anos de Lajeado/RS.  Foram 3 sessões com intervalo de 15 dias entre cada procedimento. No final de aproximadamente 45 dias a mudança é perceptível, especialmente no que diz respeito ao preenchimento com novos fios. Para potencializar o crescimento, o paciente foi devidamente orientado a utilizar ativos manipulados e um home-care para aplicação durante o banho.  Veja os resultados: Microagulhamento capilar em Lajeado – Antes e depois

Benefícios do microagulhamento

O microagulhamento possui diversos benefícios para a aparência da pele. Veja abaixo os principais deles:

  • Redução da pigmentação de manchas;
  • Redução de melasma;
  • Redução de cicatrizes de acne;
  • Redução de rugas;
  • Redução da aparência de estrias;
  • Diminuição da aparência dos poros;
  • Melhora da textura da pele, deixando-a mais macia;
  • Redução de cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas;
  • Melhora da flacidez;
  • Suavização das linhas de expressão.

Como se observa, a técnica de microagulhamento pode demonstrar tantos resultados como uma plástica, por exemplo, com um custo mais baixo e sem tantas complicações que uma plástica possui.

Contraindicações do microagulhamento

Embora seja um procedimento relativamente simples, o microagulhamento deve ser realizado por um profissional habilitado para tal, garantindo a segurança do cliente, a correta aplicação do
dermaroller e todo o acompanhamento de dúvidas e cuidados.

É contraindicado o uso da técnica de microagulhamento em pessoas com herpes no local da aplicação ou outros tipos de infecções, pessoas com tendência à cicatrização com queloides, gestantes, pacientes com histórico de câncer de pele, pessoas com acne inflamada ou com muitos cravos no local, pessoas que estiverem tomando remédios anticoagulantes, pessoas com histórico de alergias a pomadas anestésicas locais, diabetes, quem estiver fazendo radioterapia ou quimioterapia, pessoas com doença autoimune, pacientes com problemas de coagulação sanguínea, pessoas com psoríase.

Para quem tem esses problemas e pretende fazer tratamentos de pele, existem outros como o peeling, por exemplo, que são mais adequados.

Cuidados após a aplicação

Após o procedimento, as reações normais são o inchaço leve, crostas superficiais, vermelhidão, descamação da pele, ardência, sensibilidade ao clima. A recuperação costuma ser mais rápida se comparada ao laser ou a uma plástica, por exemplo.

Depois da aplicação pode ser utilizada água termal e cicatrizantes para agilizar a recuperação. O paciente deve evitar a exposição ao sol durante os primeiros dias e sempre utilizar protetor solar. É importante também não arrancar as “casquinhas” que serão formadas na pele após as sessões, para não atrapalhar a cicatrização e não machucar o rosto.

Algumas considerações sobre o microagulhamento:

  1. A técnica de microagulhamento apresenta resultados realmente muito eficazes, podendo ser considerada como uma das mais poderosas técnicas no combate ao envelhecimento, às cicatrizes de acne, às manchas e às estrias.
  2. Embora muitas lojas estejam vendendo o dermaroller para a aplicação caseira, é importante não fazer esse procedimento em casa.  Escolha um profissional adequado para evitar danos e fazer com que o resultado seja ideal.
  3. É de suma importância utilizar um equipamento dermaroller totalmente higienizado.
  4. Os resultados do microagulhamento podem ser sentidos após a primeira sessão de tratamento, mas o ideal é fazer de três a cinco sessões para um resultado mais eficaz.
  5. O dermaroller é descartável, não podendo ser reutilizado em nenhuma hipótese.
  6. Cada sessão de microagulhamento pode durar em média de 30 minutos até uma hora.