O que é micropigmentação labial?

O que é micropigmentação labial?

Quando falamos em micropigmentação, é comum já remeter à técnica utilizada na micropigmentação de sobrancelhas. Porém, ela pode ser usada em diversas partes do corpo. A micropigmentação labial, por exemplo, é um procedimento semi permanente que dá cor e aumenta o volume dos lábios.

A técnica está cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Quer saber o que é micropigmentação labial? Continue a leitura e confira!

O que é micropigmentação labial?

A micropigmentação labial entra no grupo de técnicas que anteriormente eram chamadas de maquiagem semi definitiva. Quem possui lábios pálidos ou arroxeados naturalmente procura a técnica para dar mais vida à boca, tornando seu sorriso ainda mais belo.

O procedimento também é recomendado para quem deseja ter um contorno dos lábios mais bem definido, deixando a boca mais definida. Com resultados naturais, a técnica vem caindo no gosto das brasileiras.

A cor da micropigmentação labial é escolhido pela cliente. É possível selecionar tons que vão desde um discreto e suave rosa até o vermelho: a intensidade do resultado final depende da vontade da cliente. Para ter mais certeza que o resultado ficará satisfatório, é feita uma projeção com lápis para mostrar como deverá ser a aparência dos lábios após a técnica.

Com a ajuda de um dermógrafo, aparelho elétrico utilizado nas técnicas de micropigmentação, o profissional faz uma espécie de tatuagem semi permanente nos lábios, com a cor desejada e formato já definido anteriormente com o cliente.

Por atingir apenas as camadas mais superficiais da pele, o procedimento é praticamente indolor, gerando apenas um pequeno desconforto temporário durante a sessão.

Tipos de micro labial

Engana-se quem pensa que a micropigmentação labial é utilizada apenas por fins estéticos. Quem passou por cirurgias que resultam em fibroses e outras condições, como por exemplo a cirurgia de reparação de lábio leporino, pode fazer a técnica para corrigir as imperfeições e marcas na região.

A cada dia surgem novas variações das técnicas, que causam efeitos diferentes. A mais comum e famosa é o “efeito batom”, que emula a aparência dos lábios com tal cosmético. Tal efeito é alcançado graças à escolha dos pigmentos certos e sua aplicação tanto no contorno dos lábios quanto nas regiões internas dos mesmos. Uma variação é o efeito gloss, que como o nome deixa claro, imita o aspecto molhado do uso de gloss.

Quem prefere resultados mais naturais e suaves, com aquele efeito “rosto limpo” e saudável, é mais recomendado o efeito aquarela. Nessa variação, o procedimento é realizado com um preenchimento de fora para dentro, dando um efeito degradê que imita os tons e aparência dos lábios naturais.

Outra técnica em alta, usada por celebridades nacionais e internacionais, é a micropigmentação labial full lips. Seu objetivo é deixar o aspecto de lábios cheios e volumosos, facilitando muito o dia a dia de quem costuma utilizar técnicas de maquiagem para aparentar lábios maiores.

Micropigmentação Labial Antes e Depois

Micropigmentação Labial antes e depois 01, por Michele Bedin Facepeel de Lajeado/RS
Micropigmentação Labial – Antes e Depois – By Michele Bedin – FacePeel Lajeado/RS
Micropigmentação Labial antes e depois 02, por Michele Bedin Facepeel de Lajeado/RS
Micropigmentação Labial – Antes e Depois – By Michele Bedin – FacePeel Lajeado/RS
Micropigmentação Labial antes e depois 03, por Michele Bedin Facepeel de Lajeado/RS
Micropigmentação Labial – Antes e Depois – By Michele Bedin – FacePeel Lajeado/RS

O que fazer antes da micropigmentação labial

Antes de realizar a micropigmentação labial, é necessário tomar uma série de cuidados para garantir os melhores resultados.

Por exemplo, se estiver com o lábio ressecado demais, precisa primeiro hidratar e preparar o lábio. Já se estiver fazendo algum tratamento de peeling, ou algum primer dermatológico, é conveniente esperar finalizar para então sim, submeter-se ao procedimento.

Para fazer a micropigmentação labial, certifique-se que seus lábios estão íntegros e hidratados. Para chegar nesse ponto, é recomendada a utilização de protetores labiais com FPS e tomar cuidado redobrado em dias frios.

Por mais que seja uma técnica segura e eficaz, existem algumas pessoas que devem evitar o procedimento. Gestantes, lactantes, diabéticos com a doença fora de controle e portadores de lesões na região, como por exemplo a herpes labial, não devem fazer micropigmentação labial.

Em caso de dúvidas, o mais recomendado é procurar seu médico para ter certeza que o procedimento será seguro para você.

Quanto tempo dura a micropigmentação labial?

O procedimento leva entre 2h e até 3h em média. Depende um pouco de quanto tempo leva para fazer o contorno dos lábios, etc.  Já o retoque, quando necessário deve ser feito depois de aproximadamente 30 dias, é mais rápido e leva em média 1h.

A duração da micropigmentação labial depende diretamente dos cuidados tomados por quem realizou o procedimento, além de ser necessário também checar fatores genéticos que podem influenciar nesse ponto.

Geralmente, a micropigmentação labial dura de um a dois anos ao todo. Depois desse período, é necessário retocar para manter uma boa aparência dos seus lábios.

Muitas pessoas perguntam porque o procedimento não é definitivo, ou porque não pode ser. Isso se dá porque os pigmentos são aplicados em uma camada superficial da pele, que com o tempo será desgastada. O fato de ser semi definitivo também colabora para um resultado mais satisfatório, pois evita que a cor mude muito conforme o tempo se passa.

Cuidados com a micropigmentação labial

Muitas pessoas reclamam do aspecto insatisfatório da micropigmentação labial já no dia seguinte da aplicação da técnica. Porém, é importante notar que o corpo precisa fazer o processo de cicatrização, que pode levar até sete dias para ser completo. Por isso, siga as recomendações durante esse período e tenha um pouco de paciência, pois em breve você terá seus lábios incríveis!

Nos primeiros trinta dias, evite ao máximo à exposição do sol. A região ainda estará sensível e pode ser machucada pela luz solar. O uso de pomadas ou hidratantes labiais com proteção solar é importante, para evitar que a área fique seca. Mesmo que passe o dia no escritório ou no computador, não deixe de usar o filtro solar, pois outras fontes de luz ainda podem afetar não apenas a micropigmentação labial, mas sua pele como um todo.

Nas primeiras 24 horas, é recomendado fazer leves compressas com um algodão umedecido em água a cada duas horas. Também nunca retire as “casquinhas” que se formam, para assim a cicatriz ser eficaz.

Na primeira semana pós micropigmentação labial você não deve usar batom, visto que pode influenciar no processo de cicatrização. Além disso, não use nenhum produto que não tenha sido indicado ou liberado pelo profissional que aplicou o procedimento.

Perguntas e respostas sobre micropigmentação labial

1 – Micropigmentação labial vai dar mais volume / engrossar os lábios?
2 – Pra que serve a micropigmentação labial?
3 – A cor da micropigmentação vai clarear depois de algum tempo?
4 – Qual a “linha do tempo” da micropigmentação labial?
5 – Quanto tempo dura a micropigmentação dos lábios?
6 – Como fazer a micropigmentação labial durar mais? Que alimentos devo evitar?
7 – Quem não pode fazer micropigmentação labial?
8 – Dói fazer micropigmentação nos lábios?
9 – A micropigmentação labial é permanente?


1 – Micropigmentação labial vai dar mais volume / engrossar os lábios?

Não, a micropigmentação labial não aumenta o volume dos lábios. Ocorre que a mucosa do lábio é muito diferente da nossa pele, então ao micropigmentar, precisamos tomar o cuidado de não fugir do contorno do seu lábio.  Se forçarmos o aumento da borda do lábio, vai ficar aquele efeito de “batom borrado”.

Aqui vale uma ressalva bem importante: você vai encontrar na internet uma série de fotos de antes/depois de micropigmentação labial, e vai perceber que muitas delas, ficou aquele aspecto de bocão.

Ocorre que logo depois que você faz a micropigmentação, a boca fica inchada por um ou dois dias: é uma reação natural do seu corpo, mas o volume vai voltar ao normal em poucos dias.

2 – Pra que serve a micropigmentação labial?

A micropigmentação labial vai dar cor / revitalizar e rejuvenescer seus lábios de forma totalmente natural, dando um aspecto de boca mais “viva”.

Serve para preencher e corrigir assimetrias e pequenas imperfeições do contorno e dentro do lábio: Com o passar do tempo, com o ciclo natural da idade, vamos perdendo as marcações básicas do lábio, e a micropigmentação labial vem para resolver exatamente isso.

3 – A cor da micropigmentação vai clarear depois de algum tempo?

Sim, vai clarear logo nos primeiros dias após o procedimento. O que acontece: ao exemplo da micropigmentação de sobrancelhas, nos primeiros dias, ocorre o processo de cicatrização da micropigmentação que faz com que a cor do pigmento aplicado nos lábios comece a desbotar. Lá pela segunda ou terceira semana – dependendo da resposta do organismo de cada pessoa, vai aparecendo a cor que ela vai ficar.

4 – Qual a “linha do tempo” da micropigmentação labial?

Pra potencializar a fixação do pigmento, e até pra te deixar mais tranquila e segura, especialmente nos primeiros dias da micropigmentação labial, organizei uma espécie de linha do tempo que acontece logo após o procedimento.  

Não são números exatos, pois depende da resposta biológica de cada organismo e tem uma série de fatores que podem acelerar ou retardar um pouco o processo, mas é uma média pra você ficar atenta:

  • Dia da aplicação: Nas primeiras 4 a 5 horas após, não molhar os lábios;
  • Dia seguinte, e até o sétimo dia: Cuidar com a exposição solar, e usar a pomadinha que é fornecida no dia do procedimento. Nestes primeiros sete dias, vai iniciar o processo de cicatrização, onde o lábio vai escamar e clarear o pigmento;
  • Primeiros 2 dias: Seus lábios vão estar um pouco inchados por conta do procedimento. Caso esteja se sentindo um pouco desconfortável, pode fazer uma compressa de gelo, pra diminuir o edema.
  • Terceiro dia: Seus lábios já vão iniciar o processo de cicatrização e você vai perceber que está menos inchado (provavelmente vai desinchar bastante);
  • Entre 3 e 4 dias: Depois que desinchou, vai começar a ressecar bastante e vai começar a rachar os lábios;
  • Entre 4 e 7 dias: Seu lábio vai estar escamando, não se assuste, e por favor: não arranque a escama que vai levantando: deixe que seu corpo se encarregue de fazer isso naturalmente.
  • De 7 a 15 dias: Você vai perceber que o pigmento está em processo de clareamento e vai clarear aproximadamente 50% da cor inicial, a escamação já deve ter finalizado. Já está praticamente na cor  que vai ficar.
  • Entre 21 e 30 dias: O lábio já escamou, e o pigmento clareou e o processo de cicatrização já estancou, seus lábios estão lindos e maravilhosos na cor definitiva da micropigmentação labial.

5 – Quanto tempo dura a micropigmentação dos lábios?

A duração média da micropigmentação labial, é de alguns meses a 1 ou até dois anos. Depende de uma série de fatores, como por exemplo, os cuidados que você tiver logo após o procedimento, e também fatores genéticos.

6 – Como fazer a micropigmentação labial durar mais? Que alimentos devo evitar?

Para dar mais durabilidade para a sua micropigmentação labial, você precisa tomar cuidado com a exposição ao sol, e evitar alguns alimentos e situações, veja a seguir:

  • Preste atenção ao tomar bebidas muito quentes (gaúchas que tomam chimarrão em especial).
  • Evite contato direto com o lábio de bebidas e comidas cítricas, pois elas possuem componentes que aumentam a velocidade da renovação celular. Veja, não estou dizendo pra você não comer, mas recomendo cuidado pra que a bebida / alimento não toquem na área micropigmentada, justamente pra durar mais. Se for beber algum suco, utilize um canudinho, ou então se for comer um abacaxi, ou uma laranja: corte os pedaços e utilize um gargo.
  • Evite contato direto com o lábio de comidas muito gordurosas ou muito salgadas: Sabe aquele churrasco, que tem um pouco mais de sal, e sentimos um tempo depois que o lábio ressecou? evite esse tipo de situação e faça com que sua micropigmentação fique protegida.
  • Evite fumar, pois o cigarro possui muitos componentes tóxicos e o contato do cigarro com o lábio acaba alterando um pouco a cor da região.
  • Passe diariamente manteiga de cacau: A manteiga de cacau vai formar uma barreira que manterá os lábios protegidos contra inflamação e outros fatores externos.

Enfim, são pequenos cuidados pra você garantir uma duração maior da sua micropigmentação labial.

7 – Quem não pode fazer micropigmentação labial?

Da mesma forma que na micropigmentação de sobrancelhas, não pode fazer micropigmentação labial:

  • Quem está com herpes labial, ou tem uma pré-disposição a herpes labial: Nesse caso peço sempre para a paciente procurar o seu médico e verificar qual medicação deve tomar, e até o acompanhamento dele, uma vez que o procedimento mesmo que minimamente invasivo, ele acaba provocando microlesões, que podem acelerar uma herpes de quem tem pré disposição.
  • Diabéticos: dependendo do tipo de diabetes até pode, mas nesse caso precisa trazer a autorização por escrito do seu médico atestando que está com a diabetes controlada e que está autorizado a fazer a micropigmentação labial.
  • Gestantes e lactantes: Naturalmente a grávida e lactante tem sua imunidade reduzida, então todo cuidado é necessário tanto para ela quanto para o bebê. Normalmente nos primeiros 3 meses de gestação os médicos costumam proibir o procedimento, liberando em alguns casos após isso. Por isso, sempre sugiro que consulte seu médico,  ele liberando solicitamos a autorização formal, atestando que a gestante/lactante pode se submeter ao procedimento da micropigmentação labial.

8 – Dói fazer micropigmentação nos lábios?

Algumas pessoas tem mais sensibilidade a dor e acabam não fazendo o procedimento por terem medo de que vá doer demais.

No procedimento de micropigmentação, é utilizado anestésico, pra que você não sinta desconforto.  Se você já fez uma tatuagem, vai perceber que é praticamente a mesma sensação, eu diria que até menos, pois usamos bastante anestésico justamente pra minimizar o desconforto.

9 – A micropigmentação labial é permanente?

Não, a micropigmentação é aplicada nas camadas mais superficiais da pele, por isso, diferente da tatuagem, ela tende a clarear com o tempo, podendo fazer retoques a cada ano e meio, dois anos, dependendo da pessoa.

Quem procura por métodos simples e efetivos para ter lábios com aspectos mais saudáveis e volumosos vai se apaixonar pela micropigmentação labial. Que tal agendar uma consulta para conversar sobre?