O que é micropigmentação de sobrancelhas? Conheça o procedimento

O que é micropigmentação de sobrancelhas? Conheça o procedimento

A indústria da beleza evolui diariamente, fornecendo soluções para mulheres e homens sentirem-se mais confortáveis e confiantes com a sua aparência. Mesmo assim, é comum deixar de lado o cuidado com uma parte muito importante do rosto: as sobrancelhas.

Responsáveis por emoldurar o rosto, as sobrancelhas fazem toda a diferença em nossa feição. Por mais que visitar um design de sobrancelhas expert seja uma ótima saída, nem sempre é o suficiente para mantê-las belas e bem cuidadas. Seja por motivos externos ou pela própria genética, muitas pessoas sofrem com falhas na região e queda dos fios.

Uma solução semi definitiva para quem sofre desses males é a micropigmentação. A micropigmentação é um procedimento semi definitivo para quem deseja manter as sobrancelhas belas e arrumadas por mais tempo. Ela é uma espécie de tatuagem na região, que é feita com a cor exata dos fios, que são desenhados de uma forma natural.

Se você deseja conhecer mais sobre o que é micropigmentação, continue a leitura!

Como surgiu a micropigmentação de sobrancelhas?

É muito difícil definir quando as tatuagens foram inventadas. O registro mais antigo é da Idade do Cobre, porém historiadores e outros especialistas marcam sua origem como “independente”, ou seja, surgiu em diversos povos, em diversas épocas, sem influência ou contato entre tais grupos.

Durante a história da humanidade, elas foram usadas pelos mais diversos motivos: identificação de tribos, punição, como símbolos religiosos e também para estética. Durante o século XVIII, a tatuagem deu seus primeiros passos enquanto arte na Ásia, o que influenciou em sua realização em sobrancelhas e cílios. Com o conhecimento obtido até hoje, essa é a primeira manifestação de uma forma rudimentar de “maquiagem definitiva” que se tem registrada.

As técnicas foram trazidas ao Ocidente naquele século, tornando-se comum entre marinheiros e aristocratas. Com a evolução da tecnologia, o método desenvolveu-se até chegar nas formas de micropigmentação existentes atualmente.

Quais são as principais formas de micropigmentação?

Hoje em dia, as técnicas de micropigmentações avançaram e diversos métodos foram desenvolvidos. Antigamente, a micropigmentação era uma tatuagem mais profunda, assemelhando-se daquelas utilizadas artisticamente.

Porém, atualmente, o pigmento é inserido de forma mais superficial na pele. Isso faz com que o efeito seja mais natural e suave, mesmo que exija maiores cuidados e reparos.

Conheça as principais técnicas de micropigmentação nos dias de hoje:

Micropigmentação compacta e ou esfumada

A micropigmentação compacta, era a forma que alguns profissionais usavam para marcar fortemente uma sobrancelha, ou por não terem pelos nelas, ou pelas clientes quererem uma sobrancelha extremamente marcante, com o passar dos tempos, evoluiu para a técnica esfumada, que imita o efeito da maquiagem feita à lápis e sombra, também fica marcante, porém com um efeito muito mais natural.

Até pouco tempo atrás, o método havia caído em desuso, mas seu aperfeiçoamento garantiu que o sucesso voltasse à  tona.

A dermopigmentaçao demora cerca de 4 semanas para cicatrizar completamente, sendo que o resultado é um efeito suave e natural. Seu principal objetivo é aumentar o volume das sobrancelhas. Por esse motivo, esse estilo é indicado para quem possui os pelos da sobrancelha ralos, finos ou muito curtos, com poucas falhas.

A técnica consiste na inserção do pigmento, através do dermógrafo, que age de forma direta na melanina, substância que é responsável pela coloração de nossas peles e pelos. Dessa forma, o resultado é mais próximo à cor da sobrancelha natural.

O procedimento é rápido, sendo necessário voltar para ao estúdio dentro de algumas semanas para pequenos retoques.

A duração da micropigmentação esfumada varia de acordo com os cuidados de cada um, assim como outros fatores genéticos. A média é que a técnica dure cerca de um ano a 18 meses no máximo.

Micropigmentação shadow

Chamada também de sombreada, a micropigmentação shadow é uma das formas mais populares. A técnica se mistura entre os fios, sendo a cauda da sobrancelha mais escura, e o topo para a base da sobrancelha mais clara, criando um degradê de cores.

Seu efeito é suave e sombreado, durando cerca de seis meses a oito meses. Após esse período, é necessário realizar manutenção para que a sobrancelha continue com a boa aparência. A micropigmentação shadow é feita com dermógrafo ou com tebori.

Algumas pessoas confundem a micropigmentação shadow com a sobrancelha pintada com henna. Porém, a técnica com henna utiliza tinta e os efeitos são bem menos definitivos, durando apenas cerca de quinze dias no máximo em uma pele seca.

Micropigmentação fio a fio 3D

Outra técnica que também faz sucesso no Brasil e mundo é a micropigmentação fio a fio. Seu resultado é o mais natural e com menos aspecto de “tatuagem”, harmonizando o rosto e deixando o olhar mais penetrante.

A micropigmentação fio a fio 3D é indicada para quem tem grandes falhas na sobrancelha, inclusive para quem passou por tratamento com quimioterapia ou ainda possui alopecia, doença que ocasiona a perda de todos os pelos do corpo.

A técnica permite o redesenho da sobrancelha de forma quase indolor. Ela também permite o uso de três pigmentações diferentes ao mesmo tempo, garantindo que o resultado final seja o melhor possível.

Depois de realizar a técnica, é fundamental cuidar da área. O uso de hidratante ou pomada específica nos primeiros 7 dias, aliado ao uso  do protetor solar após, é essencial!

Essa técnica só não é bem aceita em peles muito oleosas, pois o pigmento terá  dificuldade para fixar. A micropigmentação fio a fio 3D é uma técnica avançada e detalhada. Por isso, apenas realize o procedimento com profissionais de confiança e qualidade.

Contraindicações: quem pode e não pode fazer a micropigmentação

A micropigmentação é um procedimento seguro, podendo ser realizado pela grande maioria das mulheres. Porém, existem alguns casos em que não é recomendado realizar a técnica.

Pessoas que são portadoras de diabete, câncer de pele, herpes labial, portadores de marca-passo, com alergias tópicas e mulheres grávidas não devem realizar a micropigmentação. Quem passou por quimioterapia ou possui alopecia deve procurar recomendação médica antes de realizar o procedimento.

Como escolher o profissional para fazer micropigmentação?

Se você já decidiu que deseja fazer uma micropigmentação e não se enquadra nos grupos contraindicados acima, é hora de escolher qual profissional contratar.

É extremamente importante selecionar com cuidado: o que deveria ser algo para te deixar mais confiante e bela pode dar muito errado nas mãos de um profissional descuidado.

Por isso, aproveite a facilidade da Internet e procure por indicações. Verifique os sites e redes sociais dos profissionais, e não deixe de prestar a atenção nas fotos de antes e depois. Veja também o que as pessoas falam: principalmente nas redes sociais, é fácil encontrar elogios e reclamações sobre os serviços.

Na consulta, peça para ver mais fotos de resultados e converse detalhadamente sobre os seus objetivos. Assim, você e o profissional poderão decidir, juntos, o que é melhor para o seu caso.

Despigmentação de sobrancelhas

Caso o resultado não tenha lhe agradado, seja pela habilidade do profissional ou por outros fatores, é possível realizar, na maioria dos casos, a despigmentação das sobrancelhas.

A técnica é feita de forma parecida com a remoção de laser, o pigmento é destruído. A partir desse momento, o sistema imunológico será responsável pela remoção do procedimento mal feito.

Se não foi muito retocada ou profunda, a micropigmentação pode ser removida com ácidos. As substâncias químicas promovem a renovação celular da área e descamam as camadas de pele necessárias. Com o tempo, o pigmento se vai.

A micropigmentação pode mudar seu visual de forma drástica, tornando seu olhar mais penetrante, o rosto mais balanceado e um grande aumento de confiança. Porém, lembre-se de realizar o procedimento com profissionais que você confia!