Micropigmentação fio-a-fio - perguntas e respostas

Micropigmentação fio-a-fio - perguntas e respostas

Neste post, a esteticista facial e micropigmentadora Michele Bedin de Lajeado/RS, responde as principais dúvidas sobre a micropigmentação de sobrancelhas.

Todos nós já ouvimos falar que a sobrancelha é a moldura do nosso rosto, tanto para a mulher, quanto para o homem (pois tem crescido muito o mercado de micropigmentação de sobrancelha para o público masculino).

Iniciaremos com a pergunta base de todas:

O que é micropigmentação?

Micropigmentação é uma técnica que usamos pra implementar pigmento na camada superficial da pele, que é entre a epiderme (camada mais superficial da pele) e o início da derme (chamada derme papilar). A micropigmentadora utilizando um dermógrafo ou o tebori, vai implementando pigmento e trabalhando essa sobrancelha, seja pra corrigir falha, mudar o desenho, fazer fios e diversos outros procedimentos.  A micropigmentação de sobrancelha tem tomado muito espaço no mercado e é sempre importante procurar um profissional capacitado, para que você não se arrependa no futuro.

Por mais que seja um procedimento que com o tempo vai suavizar e até sair, dependendo de como foi efetuado o procedimento você corre o risco de ele não sair. Por exemplo: se a profissional aplicar a técnica de forma errada, na camada de pele incorreta, você não terá uma micropigmentação, e sim uma tatuagem de sobrancelha, similar a estas de corpo que não saem nunca mais ou pode demorar 10 a 15 anos para sair e você precisará remover com laser.

Como funciona a micropigmentação?

A micropigmentação é a implementação de pigmento na camada superficial da pele, utilizando um dermógrafo – que é ligado na energia elétrica, ou um tebori, que é parecido com uma caneta, onde são inseridas as lâminas utilizadas na técnica de microblanding. Mais adiante neste mesmo post, respondo a uma pergunta sobre a diferença entre micropigmentação e microblanding.

Quanto tempo dura uma micropigmentação?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes, pois no passado as pessoas tinham muito medo, e existem até algumas crenças de que se fizer a sobrancelha definitiva, ela seria definitiva e não sairia nunca mais, ficaria aquela “taturana” e a pessoa teria que conviver com isso. Com certeza isso deixa as pessoas receosas, mas a boa notícia é: a micropigmentação feita da maneira correta, seguindo o protocolo feito na Facepeel, terá uma duração média entre 6 meses a 2 anos.

Você deve estar se perguntando:  Poxa, mas como assim 6 meses a 2 anos? A duração da micropigmentação depende muito da qualidade da pele, por exemplo: se você tem uma pele muito oleosa, e desejar um microblanding, que também é conhecida como sobrancelha fio-a-fio – que é feita utilizando o tebori, não terá uma duração muito longa. Podemos estimar que poderia durar algo em torno de 4 meses, uma vez que a pele oleosa tende a fixar menos o pigmento.

Por outro lado, se você tem uma pele mista, tendendo mais para uma pele seca, dependendo da profundidade e a condição do pigmento, pode durar 1 ano, 1 ano e meio. Claro que ela vai degradando, suavizando com o passar do tempo, mas ela permanece na sua pele durante esse tempo. Então existem diversas variáveis que vão interferir no tempo de duração da micropigmentação.

Além da qualidade da pele como vimos, existem os fatores sistêmicos que impactam na durabilidade. Por exemplo: se você é fumante, se você se expõe muito ao sol, se toma muito banho com água muito quente. Se por exemplo, você trabalha numa cozinha e fica muito tempo exposta ao vapor, isso vai acelerar o processo de degradação, diminuindo o tempo de duração do pigmento.

Qual a melhor técnica?

Muitas pacientes fazem esse questionamento, de qual a melhor técnica, se é micropigmentação ou se é a microblanding. A resposta depende de uma análise da pele.

Por exemplo em uma pele oleosa, não recomendamos que se faça o uso do tebori, pois pela característica da pele, existe uma dificuldade maior para fixação do pigmento. Nesse caso, fios no dermógrafo tendem a fixar mais, muito embora os fios não ficam tão realistas quanto a técnica do tebori / microblanding, então numa pele oleosa, nossa preferência é por utilizar uma técnica esfumada, que ficaria mais marcada.

É importante ressaltar que toda micropigmentação tende a clarear de 30 a 40% após um período de 30 a 45 dias, então é importante utilizar o pigmento adequado para aquela pele, no tom de cor correto.

A título de esclarecimento, não se escolhe a cor do pigmento pela cor da pele nem do fio do cabelo, e sim pela cor do fio da sobrancelha. Objetivando uma maior durabilidade da micropigmentação, por padrão utilizamos um tom a mais, já prevendo esse clareamento natural que vai ocorrer depois de cerca de 30 dias, que é quando ocorre a cicatrização do procedimento.

Como funciona o processo de cicatrização?

Notamos ao longo dos atendimentos, que essa é uma dúvida que as pessoas têm, e que demonstra um certo receio. O que eu oriento: No momento que você vier até a estética FacePeel, e executarmos o procedimento, seja de uma fio-a-fio, ou de uma micropigmentação com dermógrafo, eu já aviso que não deve molhar o cabelo e o rosto nas primeiras 24 horas após realizar o procedimento.

Nas primeiras 24 horas, só deve utilizar a pomada cicatrizadora que eu mesma vou lhe dar junto com um kit contendo a pomada e um sabonete antisséptico – que devem ser utilizados durante os primeiros 7 dias. Além disso, insisto que seja utilizado filtro solar.  São alguns cuidados básicos da primeira semana.

Ao sair da estética, a sobrancelha estará linda e maravilhosa, sem inchaços ou vermelhidão, pois no protocolo da FacePeel, utilizamos equipamentos e produtos específicos, que colabora para que a paciente saia da estética com a aparência de quem acabou de fazer uma Henna na sobrancelha. Três ou quatro dias após o procedimento, vai começar a formar uma espécie de “casquinha”, e em algumas clientes nem chega a formar – isso por conta da boa hidratação e dos cuidados pós procedimento.

One Comment

Comments are closed.