Limpeza de Pele Profissional em Lajeado

Limpeza de Pele Profissional em Lajeado

Limpeza de Pele Profissional: Toda mulher e todo homem precisam!

De acordo com a Lei Federal n° 12.592/2012, a Limpeza de Pele deve ser feita por profissionais esteticistas bem formados e treinados na técnica. Ter o rosto com uma pele aveludada, macia e livre das impurezas do dia a dia é o sonho de todos, certo?!

Uma grande aliada para isso é a limpeza de pele profissional, feita por esteticistas especializadas ou médicos dermatologistas. O grande problema é que, normalmente, investimos em bons cosméticos e maquiagens, e deixamos de dar a devida atenção à limpeza da nossa pele.

Às vezes, corremos tanto em nosso dia a dia que não conseguimos tempo para realizar toda a rotina de cuidados que a pele do rosto exige.  É comum esquecermos, ou não termos tempo de retirar toda a maquiagem, ou o protetor-
solar, e não usarmos todos os produtos que as linhas de cosméticos geralmente indicam. Só que, assim, estamos agindo contra a saúde de nossa pele, e contribuindo para o envelhecimento precoce da mesma.

A poluição urbana, por si só, já é razão para realizarmos uma intensa rotina de limpeza, com sabonetes de limpeza profunda, tonificador e hidratante, só para exemplificar. À poluição, somam-se fatores como maquiagem, hormônios, hereditariedade, protetor-solar (e outros cosméticos), transpiração e o resultado disso tudo, será uma pele opaca, sem brilho, com aspecto envelhecido e até mesmo acneica.

Em razão disso, o tratamento que deve estar na agenda de toda mulher é a limpeza de pele. E engana-se muito quem associa essa prática a somente peles acneicas. É importante você saber, que a limpeza de pele traz benefícios
para todos os tipos de pele, é “procedimento base” para vários tratamentos faciais, pois além de limpar, ela hidratar, nutre e prevene o envelhecimento.

Para você conhecer um pouco mais sobre esse procedimento maravilhoso, continue lendo este artigo.

O que é a limpeza de pele profissional:

A limpeza de pele profissional é um procedimento que promove a remoção de impurezas, como células mortas, miliuns (pequenas bolinhas brancas duras, cebinhos), comedões (cravos) e claro, trata as espinhas, as quais podem alterar a integridade fisiológica da pele. Tudo isso para uma pele mais jovial e saudável.

É importante diferenciar a limpeza de pele profissional da realizada em casa, porque sempre associamos esse procedimento a espremer cravos e espinhas. Porém, no segundo caso, devemos no deter a limpeza, tonificação e hidratação da pele. A extração de comedões (cravos) deve ser feita apenas durante a limpeza de pele profissional, seguindo um protocolo adequado e com o uso de produtos específicos para cada tipo de pele.

Durante esse procedimento, em razão da utilização de produtos de qualidade e próprios para o tipo de pele de cada pessoa, a camada de gordura da pele juntamente com o extrato córneo, é retirada e, consequentemente, sua proteção. Assim, a pele estará mais sensível e suscetível a possíveis reações inesperadas.

Por isso a limpeza de pele precisa ser feita por um profissional especializado, pois, o uso de um produto inadequado em uma pele desprotegida pode causar efeitos indesejados, como irritações e reações alérgicas. E como o objetivo de se submeter a uma limpeza de pele profissional é conquistar uma aparência saudável e juvenil, melhor não arriscar na escolha de quem irá realizá-la em você, fique atento a tudo, valores de Limpeza de Pele muito baixos, requer atenção, pois produtos bons, com protocolos exclusivos para cada tipo de pele custam caros.

Para que tipo de pele é indicada a limpeza de pele

Se a sua dúvida é: a Limpeza de Pele pode ser feita no meu tipo de pele? Temos a resposta: Sim! Independentemente do seu tipo de pele, deixá-la livre das impurezas irá ajudar na conquista e na manutenção da boa saúde de sua pele.

Contudo, há protocolos específicos para cada tipo de pele, que o profissional deve seguir, ao longo do tratamento, em cada caso específico. Ou seja, há produtos e procedimentos próprios a serem usados e realizados em cada tipo de pele. Assim, se você tem uma pele normal, sua limpeza de pele deverá ser diferente da que será feita em alguém que tenha a pele oleosa.

Aqui, mais uma vez é importante destacar a necessidade de se fazer a limpeza de pele com profissional especializado. Será ele o responsável por diagnosticar seu tipo de pele e realizar o tratamento mais adequado e que promoverá os melhores resultados, até mesmo associar a outros tratamentos se for o caso, e números de seções necessárias.

Você deve estar se perguntando quais tipos de pele existem por aí e qual será a minha; e já apresento a resposta.

Pele Normal

É um tipo de pele dos sonhos. De aparência saudável e macia, apresenta poros fechados e regulares, com pouca tendência a espinhas e manchas. É uma pele equilibrada, ou seja, não é seca nem oleosa.

Pele Oleosa

Esse tipo de pele apresenta maior propensão à cravos, inclusive espinhas, do que os demais. A pele oleosa tende ao excesso de produção de sebo. Sua aparência é de brilho intenso em razão do excesso de óleo que produz, e, em geral, nota-se poros dilatados e escurecidos (entupidos pelo sebo).

Normalmente, as pessoas que têm esse tipo de pele sentem necessidade de, ao longo do dia, lavar o rosto ou aplicar pó compacto, porém mal imaginam, que quanto mais lavar, mais oleosidade vai causar, pois a glândula sebácea vai entender que, quanto mais tirar esse óleo com água, mais ela terá que produzir, por isso da importância em fazer a Limpeza de Pele, a esteticista poderá orientar como proceder, sendo que na maioria dos casos, a oleosidade é falta de hidratação na pele.

Pele Seca

A pele seca requer maior cuidado com hidratação, pois tem deficiência de água e oleosidade, sendo, praticamente, o contrário da pele oleosa. Esse tipo de pele apresenta aparência opaca e sem brilho, com tendência maior a desenvolver linhas de expressão e rugas, vários fatores podem desencadear uma pele seca, seja algumas doenças, uso de alguns remédios, se o clima onde mora é muito seco, sendo assim, existem um arsenal de produtos específicos para isso.

Pele Mista

As pessoas identificadas como possuidoras de pele mista têm a pele da testa, do nariz e do queixo (zona T), em geral, tendendo à oleosa e a pele do restante da face com tendência a ser seca ou normal. É bastante comum encontrar pessoas com a pele mista e essas precisam ficar atentas às necessidades de cada parte de seu rosto, a maioria de minhas pacientes tem a pele classificada como Mista, o que de fato, a importância do cuidado em aplicar produtos específicos em determinadas parte do rosto.

Pele Sensível

Esse tipo de pele exige cuidados especiais, pois é muito frágil e fica facilmente irritada ou inflamada. A pele sensível é muito vascularizada, pode ser oleosa ou seca e reagir ao contato com qualquer cosmético. Todo cuidado é pouco quando se trata desse tipo de pele, e mais uma vez saliento a importância da profissional estar preparada com conhecimentos e produtos específicos para esse tipo de pele.

Agora que você conhece os mais importantes tipos de pele, imagine o estrago que o diagnóstico equivocado pode causar em qualquer procedimento estético facial. Se o profissional utiliza um produto inadequado em uma pele sensível, por exemplo, o resultado pode ser catastrófico.

Todos os tipos de pele podem ter resultados excelentes quando bem executados e submetidos ao tratamento certo. Sendo assim, invista em uma boa Limpeza de Pele profissional e não deixe de selecionar com muito critério o local em que irá realizá-la.

Contudo, se a sua pele tem muitas pústulas, espinhas inflamadas, a Limpeza de Pele não é uma opção viável, pois pode intensificar o grau das inflamações. Nesse caso, você deve se submeter a um tratamento secativo, com produtos que contenham ativos específicos, como os à base de lasers e luz de led.

Etapas de uma limpeza de pele profissional

O protocolo da Limpeza de Pele profissional pode sofrer algumas alterações, seja de profissional para profissional, ou de acordo com as necessidades de cada indivíduo, mas, em geral, há algumas etapas recomendadas padrão.

1. Preparação da Pele (Higienização):

No que o paciente chega para realizar a Limpeza de Pele, o primeiro passo é, avaliar a pele, assim que identificarmos o tipo, já iniciamos com sabonetes, demaquilantes, em forma de emulsão, creme ou gel. Isso se faz importante, pois é a primeira parte da higienização, para retirar as impurezas que nada mais é o nosso extrato córneo, células mortas, juntamente com o excesso de óleo.

2. Esfoliação:

Aqui podemos fazer de 2 jeitos: a esfoliação física, usando cosméticos com pequenos grânulos, ou sementes onde com o atrito de nossas mãos promovemos a esfoliação, ou a mecânica, como por exemplo o peeling diamantado em uma pressão controlada. No momento que a profissional faz a avaliação, já fica decido, qual método irá utilizar, pois tem peles que requer uma esfoliação mais intensa, para facilitar o passo 4, que é a extração. É importante executar o passo 1 e 2 com muita atenção, pois eles são bases para os próximos.

3. Emoliência e Vapor de Ozônio ou Máscara Térmica:

Sem uma boa emoliência, não teremos sucesso em nossa Limpeza de Pele, uma vez, que a maioria das pessoas, tem seus limiares de dor a flor da pele, quando se trata do passo 4, portanto, atenção e paciência na emoliencia. Cada tipo de pele vai ter seu tempo, aí entro eu novamente, falando da importância de avaliar que tipo de pele está sob seus cuidados.

Eu particularmente uso o emoliente da Adcos a base de Trietanolamina, ao embeber uma compressa e a submeter no rosto do paciente com o vapor de ozônio, que nada mais é que um vapor quente de água sendo lançado em direção a sua face, por aproximadamente 10 minutos, ou para as pessoas que se sentem incomodadas com o jato de vapor, podemos usar a mascara térmica, ambos ajudam a potencializar a emoliência, com isso consigo uma excelente dilatação e amolecimento dessa pele, feito isso, vamos com sucesso ao passo 4.

4. Extração:

Chegada a hora mais importante da Limpeza de Pele, essa requer prática e habilidades, há quem ache que esse procedimento qualquer um pode fazer, mal sabem dos riscos que correm ao fazer uma Limpeza de Pele em um lugar não higienizado, ou com uma profissional não preparada.Esta etapa pode ser realizada de forma manual (menos utilizada nos dias de hoje em razão da força manual que pode ocasionar vermelhidão e marcas pós-procedimento), ou com a utilização de instrumentos.

O mais utilizado é o chamado “cureta” ou pinça de extração que, por ser de fino acabamento, promove mais pontualidade na extração e gera menos dor e desconforto ao paciente. Para a extração de miliuns, usa-se uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior.

O tempo de duração da etapa de extração varia de acordo com a quantidade de comedões e miliuns a ser retirado e do tipo de pele, sendo importante cuidar para não passar de 20 minutos de extração, pois não queremos causar um estresse e inchaço a pele.Vale destacar que não é recomendado extrair as pústulas durante a limpeza de pele, pois são inflamações que podem ficar ainda pior, devemos tratar com ativos pontuais.

5. Eletroterapia (Alta frequência, Ionização e Tonificação):

Logo após a extração, usa-se a alta frequência, que é bactericida e já ajuda no fechamento dos poros e a cicatrização das micro lesões sofridas pela pele. Também são feitas ionização, com ativos específicos, e até mesmo microcorrentes para garantir uma excelente finalização do tratamento.

Algumas pessoas possuem intolerância a aplicação de eletroterapia. Nesse caso, utiliza-se a técnica da termoterapia, em que se aplica uma máscara gelada sobre a pele facial. Ela promove a vasoconstrição e logo o fechamento dos poros, e por fim, utilizamos um tônico para normalizar o PH da pele.

6. Máscaras:

E para finalizar o procedimento com chave de ouro, entra a nossa estrela escolhida, a máscara facial, está poderá ser com o único objetivo de acalmar a pele, ou hidratar, nutrir, são infinitas as opções, sempre respeitando o que a pele mais necessita, o tempo que ficará com a máscara é de 10 a 20 minutos.

7. Massagem:

E o carinho final, é a massagem suave facial, com finalidade  relaxante e terapêutica, um estimulo a mais para potencializar a absorção de todos os ativos que foram colocados cuidadosamente na pele. Aplicação de filtro solar com fator FPS, é de extrema importância, ainda mais se o procedimento for realizado pela manhã, ou pela tarde, mesmo ao entardecer, é importante a aplicação, isso evitará o aparecimento de marcas por exposição à claridade, independentemente de ser dia ou noite.

A importância de se fazer limpeza de pele

Até aqui vimos o que é a Limpeza de Pele, suas etapas e conhecemos os tipos de pele em que ela pode ser feita. Mas, e qual é a importância de se fazer esse procedimento? Por que toda mulher e mesmo os homens precisam de uma limpeza de pele profissional? Vamos agora esclarecer de vez essas questões.

A pele do rosto é uma das mais expostas em nosso dia a dia. Ela está sujeita a todos os fatores ambientais, como sol e poeira, além dos hormonais e do estresse nosso de cada dia. Tudo isso favorece a maior ou menor produção de oleosidade, radicais livres, entre outros elementos que agem direto na saúde de sua pele, provocando o temido envelhecimento precoce.

Isso afeta diretamente o aparecimento de marcas de expressão, manchas, rugas, acne, milius e outros elementos que afetarão a estrutura de sua cútis. Então, se o objetivo é uma pele livre dessas coisinhas, quanto menos agentes influenciarem a saúde da pele de seu rosto, melhor.

Daí temos a grande importância da Limpeza de Pele em nossas rotinas. A pele do seu rosto, assim como o seu corpo, também precisa de um momento detox, e a Limpeza de Pele faz exatamente isso. E, quando feita periodicamente, as vantagens não são poucas:

  • Diminui a oleosidade;
  • Remove das células mortas acumuladas na camada superficial da pele;
  • Ajuda a restaurar o pH da epiderme;
  • Melhora o tônus, deixando a pele mais firme e mais elástica;
  • Previne o envelhecimento; e
  • Hidrata, nutre.

Para você ter o benefício desse procedimento, é recomendável repeti-lo a cada 30 dias no mínimo e 60 dias no máximo, seu profissional de confiança poderá lhe indicar a melhor periodicidade para você realizar a Limpeza de Pele e ter os melhores resultados possíveis.

Com a continuidade do tratamento, você verá que a pele de seu rosto terá nova vida, e perceberá como estará ainda mais bonita e jovial. Com certeza, dessa forma, você sentirá em sua autoestima os efeitos que se sentir assim trará. Afinal, quando estamos ainda mais bonitas e jovens, nosso ânimo tende a estar lá no alto, e nos sentimos radiantes e maravilhosas.

Uma informação importante para nosso artigo, é que não há contra indicações da Limpeza de Pele para gestantes. Nesse caso, é interessante que o profissional tenha em conta o momento gravidez e considere realizar um procedimento mais leve para manter a mamãe o mais relaxada possível. Mas é super recomendado as gestantes cuidarem de sua pele durante esse período, pois acnes entre outros podem surgir devido a alteração hormonal, e alguns cuidados poderá controlar isso, deixando a futura mamãe com a pele maravilhosa para receber o baby.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Limpeza de Pele Profissional? Viu só como ela pode deixar as mulheres e os homens ainda mais joviais? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua opinião e/ou pergunta aqui em nossos comentários. Será um prazer interagir com você.

Por Michele Bedin – Esteticista Facial

2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *